Há uma habilidade essencial que muitas vezes não praticamos: ouvir!
Na jornada da minha vida, eu já escutei essa frase e tenho certeza que você também em algum momento da sua história já escutou também essa frase:
“Deus deu ao homem dois ouvidos, dois olhos e uma boca para vermos e ouvirmos duas vezes mais do que falamos”
Ou seja, a importância de ver e ouvir mais que falar está na “cara”!
Normalmente cometemos grandes besteiras por falar antes de abrir bem os ouvidos e os olhos.
Saber ouvir também diz respeito a uma boa comunicação, mas essa competência vem em destaque, pois pode trazer mudanças positivas bastante significativas na relação aluno-facilitador no futuro.
Escuta ativa é uma técnica que propõe ouvir o outro com o máximo de atenção. Segundo os especialistas, aprendemos aquilo que nos emociona. Para tanto, é necessário desprender-se de julgamentos e pensamentos.
Consequentemente, a mensagem é compreendida e interpretada a partir de uma perspectiva mais empática.
A disrupção no ensino acontece de fato quando surge uma nova linha de raciocínio e uma quebra de paradigmas da forma tradicional de lidar em sala de aula.
Essa comunicação, aparentemente simples, traz muitas vantagens quando adotada nas escolas: permite o reforço do vínculo entre os interlocutores, estimula a expressão dos estudantes, ajuda a ensinar a escuta ativa, evita a construção de julgamentos e discriminações.
Veja os benefícios da técnica no ambiente organizacional
Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, a técnica da escuta ativa traz muitos benefícios para o seu ambiente de trabalho.
Destacamos que estes benefícios são fundamentais em reuniões com clientes. Confira a seguir alguns deles:
- Desenvolve a sua comunicação e empatia com diferentes perfis de pessoas;
- Promove o seu relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe;
- Aumenta a autoconfiança e segurança sobre suas ações e resultados, minimizando os erros;
- Otimiza o tempo dedicado a compreender as pessoas com quem você está se comunicando.
Observe também essas dicas que podem ajudar para desenvolver a escuta ativa
- Demonstre interesse
- Demonstre interesse pelo que a pessoa tem a dizer, ouvindo e fazendo contato visual. Isso permitirá que ela consiga falar e transmitir a informação correta.
- Tenha empatia
- Ter empatia, nada mais é do que se colocar no lugar da outra pessoa e tentar entender seus sentimentos, necessidades e valores.
- Tenha foco
- Procure dar atenção ao que está sendo falado para compreender corretamente a mensagem.
- Faça perguntas
- Para garantir que a mensagem transmitida foi bem interpretada, uma dica é fazer perguntas sobre o que está sendo falado. Essa ação permitirá que você reforce os pontos mais importantes da conversa e tenha clareza sobre o que foi dito.
- Utilize a linguagem corporal
- Por isso dê atenção para a sua linguagem corporal. Ao utilizá-la em sua postura, seus gestos ou tom de voz, você conseguirá demonstrar o seu interesse numa conversa e se conectar com a outra pessoa.
- Evite distrações
- Então desligue o celular e evite que você e seu cliente tenham interrupções indesejadas.
Além de colaborar para a construção de um espaço afetivo cordial dentro do ambiente aonde trabalho ou ensino, a escuta ativa também favorece os processos de aprendizagem.