Escrevi este texto há 07 anos para relatar um momento difícil em minha vida. Agora decidi revê-lo e mostrar como esse processo de mudança constante é atual, recorrente e faz parte do nosso cotidiano. Busco com ele lançar um olhar positivo na importância das mudanças constantes e no poder transformador que elas têm sob as pessoas e as empresas.
Durante toda a vida passamos e enfrentamos muitos desafios e mudanças, mas cada pessoa pode decidir como tudo isso vai afetar sua vida e o seu futuro.
Em 2013 fiz uma mudança na minha vida e de toda a minha família. Gosto de acreditar que toda mudança sempre é para melhor e para nos mostrar algo positivo, mas também sabemos que tudo tem seu tempo e geralmente no momento inicial a mudança assusta.
Esse processo todo foi doloroso, mudar de cidade, construir novas amizades, entender a cultura da cidade, os hábitos das pessoas, etc., e hoje, fazendo uma avaliação, acredito estarmos melhores que antes e convictos de que a mudança foi positiva.
Para falarmos sobre esse tema, temos primeiramente de entender o que o dicionário diz sobre o que é mudança?
“Mudança é o ato ou efeito de mudar, de dispor de outro modo.”
É um substantivo feminino que dependendo do contexto que se emprega pode ter diferentes sentidos:
- Pôr em outro lugar, remover, deslocar;
- Dar outra direção, desviar;
- Tirar para por outro, substituir;
- Transferir para outro local;
- Alterar, modificar;
- Trocar, deixar para outro, cambiar;
- Fazer apresentar-se sob outro aspecto, transformar;
A mudança de vida é a aquisição de novos hábitos, é estar aberto para aprender coisas novas ou buscar novo estilo de vida, fazer uma revisão dos valores, das regras e dos compromissos.
Este é o grande desafio que convido todos a praticarem todos os dias em suas vidas, gerar mudanças constantes.
E aqui quero fazer uma observação importante, não estou dizendo para deixar de lado os problemas e as dificuldades do dia a dia, mas olhar de forma positiva e sempre buscar soluções com processos de mudanças constantes. Os problemas são colocados para serem resolvidos. A mudança que quero provocar em você é a possibilidade de criar alternativas e não persistir em uma única opção.
Temos de estar atentos aos sinais da família, dos amigos, da empresa, dos colaboradores e do mundo. As mudanças movimentam o corpo e o cérebro incentivando-os a fazerem as mesmas coisas, porém de forma diferente e assim encontrar novos resultados.
Às vezes também não é necessário mudar de cidade, estado ou até mesmo de país para transformar sua vida, muitas vezes podemos apenas mudar a forma de ver e encarar a vida e os desafios que ela coloca em nossa frente. Sei também que não é simples e automático este processo, mas este exercício traz possibilidades que precisamos e necessitamos praticar para ficarmos mais fortes e maduros.

Fonte: Programa de Especialização em Gestão de Negócios na FDC, esse material é da disciplina de GESTÃO DA MUDANÇA E DA CULTURA ORGANIZACIONAL do Prof. Reinaldo Theodoro Ferreira Lucas | 2017.
Nesse processo de aprender e reaprender todos dias, participei do Programa de Especialização em Gestão de Negócios da FDC. O professor Reinaldo Lucas apresentou na sala de aula esse quadro acima que quero compartilhar com você. Ele o chama de CURVA DE TRANSIÇÃO NA MUDANÇA.
Cada pessoa tem a sua curva de transição e a forma de encarrar a mudança na sua vida. Essa curva pode ser longa ou curta, isso depende de como você encara a mudança em sua vida.
Temos de buscar conciliar os diferentes interesses e opiniões, porque vivemos em um sistema social em que as pessoas interagem e se influenciam positiva e negativamente. Para isso a sua energia é o poder para fazer as coisas acontecerem.
Todos nós vamos enfrentar resistências e propagadores negativos, mas o autoconhecimento, o olhar positivo e o entendimento do poder transformador da mudança farão a diferença para seguir em frente e realizar as novas conquistas. Conforme colocado pelo professor Reinaldo da FDC, as três certezas que temos na vida são: que vamos morrer, as coisas vão mudar e teremos que fazer escolhas.
Com esse propósito, o que queremos ser, Autor ou Ator nas mudanças?
Termino essa reflexão com a frase do filósofo, escritor e crítico francês Jean Paul Sartre que diz:
“Viver é isto: ficar equilibrando, o tempo todo, entre escolhas e consequências.”
E como a mudança é constante e sempre positiva, estou eu agora em um novo processo de mudança profissional, onde vou começar mais essa etapa da minha vida, com alegria, energia e pronto para os desafios da mudança.