Temos a capacidade de construir as soluções para esse novo mundo que aparece para todos nós.
O que precisamos fazer é confiar na nossa capacidade, buscar conhecer como fazer e criar soluções inovadoras para superar.
É importante ressaltar alguns pontos antes de começar o seu negócio.
- Vai ficar pior antes de ficar melhor;
- O que te trouxe até aqui, não significa que vai te levar para o próximo nível;
- É preciso crer para ver – isso começa por você;
- Tenha certeza: vale a pena impactar a vida das pessoas.
Estou chamando a atenção para você que está preparado para enfrentar os desafios de empreender.
Pensando nisso elaborei esse passo a passo resumido para nortear e auxiliar neste processo.
o objetivo deste artigo é contribuir com VOCÊS.
Para começar você precisa responder essa pergunta:
Qual problema meu negócio vai resolver?
Você precisa mapear isso, não podemos errar, temos de ser assertivos.
Criar um negócio que não resolve o problema de ninguém, para que começar?
1. Descubra do que gosta
Antes de tudo, descubra os segmentos em que você gostaria de empreender. Tem de ser realista. Pelo o que você é apaixonado?
Observe suas habilidades e seus pontos fortes, isso será importante para conquistar o sucesso.
Você precisa estar comprometido, ou seja, estar profundamente interligado com a persistência.
2. Pé no chão
Refere-se a desenvolver um produto ou serviço que chame a atenção das pessoas. Negócio sem resultado vai à falência.
É assumir um compromisso, assumir uma responsabilidade, é fazer uma promessa recíproca.
3. Precisa testar sua ideia
Você precisa descobrir se, realmente, sua ideia é viável.
Para isso você precisa validar seu negócio: faça pesquisa, busque informações e analise o ambiente que vai atuar. Quanto mais informações úteis se têm antes de tomar uma decisão, maiores são as chances de sucesso.
O projeto pode passar por ajustes se necessário, depois siga em frente.
4. Desenvolva um planejamento do negócio
Agora que você sabe o que vai oferecer, é preciso detalhar como fazer.
Desenvolva um plano de negócio, será fundamental para demonstrar em médio prazo. À primeira vista, o plano de negócios pode parecer burocrático e cheio de detalhes. Mas depois de finalizado ele é capaz de materializar as suas ideias e mostrar um panorama geral do negócio que você deseja abrir. E é por isso que ele é tão importante.
Faça as projeções de investimentos, receitas e custos para seu negócio funcionar, mas serão as estratégias de negócios que irão orientar os caminhos.
Também será necessário elaborar um plano de marketing, e não esqueça, use e abuse do marketing digital. O marketing digital assume uma importância cada vez maior, uma vez que as relações empresariais ocorrem digitalmente, é a garantia de construção de novas relações de negócios, onde apenas o ambiente digital é capaz de proporcionar novas oportunidades para o crescimento empresarial.
A atenção das pessoas está no digital.
5. Comece devagar e tenha capital próprio
Não precisa arriscar tudo no início, comece devagar. Busque o feedback dos clientes e veja se a empresa tem chances de decolar.
Todo o negócio precisa de um capital mínimo, para pagar as contas da empresa enquanto ela ainda não gera faturamento. Só uma dica: esse dinheiro pode não ser seu, você pode buscar um investidor, por exemplo.
6. Monitore os indicadores
Coloque em prática seu plano de negócio e multiplique seus ganhos. Esse processo é um ciclo contínuo de monitoramento e ajuste, só assim terá sucesso no seu negócio.
Uma boa ferramenta que recomendo e que pode ajudar a estruturar esse processo é o Power BI – Power Business Intelligence. Ele é usado para gerar relatórios e insights de superfície com base nos dados de uma empresa. Seu diferencial é que ele não só pode se conectar a uma ampla variedade de conjuntos de dados, mas também “organiza” as informações fornecidas para que possam ser mais bem digeridas e compreendidas. Além disso, os relatórios e visuais (Dashboard) gerados a partir desses dados podem ser compartilhados com outros usuários.
Ser for preciso, a Kairós Soluções pode fornecer orientações e/ou serviços especializados para seu negócio nesta área.
7. Escale seu negócio
Seu negócio tem de ser replicável e escalável. Desenvolva estratégias para transformar seu negócio em um gerador de resultados constantes.
Especialistas normalmente afirmam categoricamente que na jornada empreendedora só existem dois caminhos possíveis: “crescer ou morrer”. O que eles falham em dizer é que crescer de forma errada também pode levar à morte.
Ter um negócio escalável significa gerar mais emprego, renda e impacto, aonde estiver. Significa também reproduzir em grandes quantidades, repetidamente, aquilo que te dá ganho de escala e produtividade sem demandar recursos (dinheiro e/ou mão de obra) na mesma proporção.
Contato
Caso tenha dúvidas, precise de ajuda ou tenha interesse em buscar mais informações para começar ou resolver os problemas do dia a dia da sua empresa, estou a disposição no e-mail: tarcisio.abreu@kairossoluções.com.br